Últimas Notícias
  1. A estreia da Jr. NBA League Centro pela lente da FPBtv
  2. Jr. NBA League Centro arrancou em grande estilo em Ílhavo!
  3. Jr. NBA Centro em estreia amanhã!
  4. Draft da Jr. NBA League Lisboa encheu Odivelas de energia
  5. Draft da Jr. NBA League Norte em imagens

Acerca da competição

A National Basketball Association (NBA) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) anunciaram, esta terça-feira, uma parceria para a criação da Jr. NBA FPB Basketball League, uma competição escolar dirigida a rapazes e raparigas de 11 e 12 anos de idade, em Lisboa e no Porto. O anúncio ocorreu hoje, no auditório do Comité Olímpico de Portugal, numa conferência de imprensa que contou com as presenças do NBA EMEA Vice President – Basketball Business Operations, Jesus Bueno, do presidente da FPB, Manuel Fernandes, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente do COP, José Manuel Constantino, e da antiga internacional portuguesa e lenda da WNBA, Ticha Penicheiro.

A Jr. NBA FPB Basketball League vai contar com 30 escolas em Lisboa e 30 escolas no Porto. Cada escola participante representará uma das 30 equipas da NBA e vai receber camisolas oficiais da equipa da NBA correspondente para os seus jogos.

A Jr. NBA é o programa global da liga para rapazes e raparigas e ensina as competências básicas do basquetebol, para além dos valores da modalidade (trabalho de equipa, liderança e um modo de vida saudável) num esforço de aumentar e melhorar a ligação de jogadores, treinadores e pais com o desporto. Durante a época 2016/17, a NBA vai chegar a mais de 18 milhões de jovens em 53 paísesm através das duas iniciativas direcionadas para os mais novos.

”Estamos satisfeitos por celebrar esta parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, para promover o desenvolvimento do basquetebol em Portugal através do lançamento da primeira Jr. NBA FPB Basketball League”, disse o NBA EMEA Vice President – Basketball Business Operations, Jesus Bueno. ”Com a experiência da FPB, juntos podemos oferecer um projeto que promova a competição saudável, ensine os valores do jogo e permita que as crianças se divirtam enquanto aprendem mais sobre o basquetebol”, referiu.

”A FPB está muito satisfeita por ter a primeira Jr. NBA League em Portugal. Esta é uma grande oportunidade de trabalhar com uma organização mundialmente conhecida, com o objetivo de construir as raízes sólidas de uma iniciativa que é dirigida às crianças portuguesas”, afirmou o presidente da FPB, Manuel Fernandes. ”A oportunidade de representar uma equipa da NBA, usando os equipamentos das equipas da liga norte-americana, e interagir com os dois embaixadores da NBA em Portugal, a Ticha Penicheiro e o João ”Betinho” Gomes, é uma excelente forma de encorajar cada vez mais crianças a jogar basquetebol”, acrescentou.

Com um formato semelhante ao da NBA, as 30 equipas de cada cidade serão divididas em duas conferências e seis divisões. A primeira Jr. NBA League arranca em Outubro de 2017 e prolonga-se até Fevereiro de 2018, em Lisboa e no Porto, com as oito melhores equipas de cada conferência a seguirem para os playoffs. As duas melhores equipas de cada liga (Lisboa e Porto) vão defrontar-se pelo título da Jr. NBA League FPB Basketball League.

Informações

Para mais informações sobre a Jr. NBA FPB Basketball League, visitem o site da FPB, em www.fpb.pt, ou Facebook.com/jr.nba.portugal. Informações sobre as várias Jr. NBA Leagues espalhadas pelo mundo estão disponíveis em www.nba.com e, para informação sobre a NBA, basta aceder a NBA.com, Facebook.com/NBA e @NBA no Twitter.

Embaixadores