Últimas Notícias
  1. Draft da Jr. NBA League Norte em imagens
  2. Draft da League Norte abre temporada de Jr. NBA em Portugal
  3. Draft da Jr. NBA League Norte e da Jr. NBA League Lisboa à porta!
  4. Inscrições abertas para a Jr. NBA League Centro
  5. Jr. NBA Global Europe Camp Championship: a participação portuguesa

Acerca da competição

A National Basketball Association (NBA) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) anunciaram, esta terça-feira, uma parceria para a criação da Jr. NBA FPB Basketball League, uma competição escolar dirigida a rapazes e raparigas de 11 e 12 anos de idade, em Lisboa e no Porto. O anúncio ocorreu hoje, no auditório do Comité Olímpico de Portugal, numa conferência de imprensa que contou com as presenças do NBA EMEA Vice President – Basketball Business Operations, Jesus Bueno, do presidente da FPB, Manuel Fernandes, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente do COP, José Manuel Constantino, e da antiga internacional portuguesa e lenda da WNBA, Ticha Penicheiro.

A Jr. NBA FPB Basketball League vai contar com 30 escolas em Lisboa e 30 escolas no Porto. Cada escola participante representará uma das 30 equipas da NBA e vai receber camisolas oficiais da equipa da NBA correspondente para os seus jogos.

A Jr. NBA é o programa global da liga para rapazes e raparigas e ensina as competências básicas do basquetebol, para além dos valores da modalidade (trabalho de equipa, liderança e um modo de vida saudável) num esforço de aumentar e melhorar a ligação de jogadores, treinadores e pais com o desporto. Durante a época 2016/17, a NBA vai chegar a mais de 18 milhões de jovens em 53 paísesm através das duas iniciativas direcionadas para os mais novos.

”Estamos satisfeitos por celebrar esta parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, para promover o desenvolvimento do basquetebol em Portugal através do lançamento da primeira Jr. NBA FPB Basketball League”, disse o NBA EMEA Vice President – Basketball Business Operations, Jesus Bueno. ”Com a experiência da FPB, juntos podemos oferecer um projeto que promova a competição saudável, ensine os valores do jogo e permita que as crianças se divirtam enquanto aprendem mais sobre o basquetebol”, referiu.

”A FPB está muito satisfeita por ter a primeira Jr. NBA League em Portugal. Esta é uma grande oportunidade de trabalhar com uma organização mundialmente conhecida, com o objetivo de construir as raízes sólidas de uma iniciativa que é dirigida às crianças portuguesas”, afirmou o presidente da FPB, Manuel Fernandes. ”A oportunidade de representar uma equipa da NBA, usando os equipamentos das equipas da liga norte-americana, e interagir com os dois embaixadores da NBA em Portugal, a Ticha Penicheiro e o João ”Betinho” Gomes, é uma excelente forma de encorajar cada vez mais crianças a jogar basquetebol”, acrescentou.

Com um formato semelhante ao da NBA, as 30 equipas de cada cidade serão divididas em duas conferências e seis divisões. A primeira Jr. NBA League arranca em Outubro de 2017 e prolonga-se até Fevereiro de 2018, em Lisboa e no Porto, com as oito melhores equipas de cada conferência a seguirem para os playoffs. As duas melhores equipas de cada liga (Lisboa e Porto) vão defrontar-se pelo título da Jr. NBA League FPB Basketball League.

Informações

Para mais informações sobre a Jr. NBA FPB Basketball League, visitem o site da FPB, em www.fpb.pt, ou Facebook.com/jr.nba.portugal. Informações sobre as várias Jr. NBA Leagues espalhadas pelo mundo estão disponíveis em www.nba.com e, para informação sobre a NBA, basta aceder a NBA.com, Facebook.com/NBA e @NBA no Twitter.

Embaixadores