Últimas Notícias
  1. Colégio Atlântico vence Jr. NBA League de Lisboa!
  2. Finais da Jr. NBA arrancam dia 17 de abril!
  3. Neemias faz sucesso nas escolas com “selo” Jr. NBA
  4. Jr. NBA conta com as primeiras jornadas concentradas
  5. Arrancou a Fase Regular da Jr. NBA 2024

Embaixadores

Neemias Queta

Neemias Esdras Barbosa Queta, conhecido como Neemias Queta, nasceu no dia 13 de julho de 1999. É um basquetebolista português que joga na posição de poste e representa os Boston Celtics na NBA. Foi o primeiro português da história a ser escolhido no Draft da NBA e o primeiro a jogar na NBA. Neemias iniciou a carreira no basquetebol nas camadas jovens do FC Barreirense, onde jogou até 2017.

Na temporada 2017-18 mudou-se para o SL Benfica, tendo-se transferido no verão de 2018 para os Utah State Aggies da NCAA. No verão de 2019 sagrou-se campeão da Europa de Sub20 masculinos. No dia A 30 de junho de 2021, fez história, sendo a escolha n.º 39 do Draft da NBA, tornando-se no primeiro português de sempre a ingressar na NBA. Os Sacramento Kings foram a primeira equipa do jovem português que este ano se mudou para os Boston Celtics.

Mery Andrade

 

Mery Elizabeth Fernandes Andrade, conhecida como Mery Andrade, nasceu no dia 31 de dezembro de 1975. Atualmente é treinadora-adjunta dos Toronto Raptors na NBA, depois de uma carreira de sucesso como jogadora na WNBA e no continente europeu. A ex-jogadora destacou-se como internacional portuguesa e por ser a segunda portuguesa a chegar à WNBA, logo a seguir a Ticha Penicheiro. Mery Andrade fez a sua formação universitária ao serviço de Old Dominion, tendo sido escolhida na posição 23 do Draft da WNBA de 1999, pelas Cleveland Rockers.

Até 2004, a extremo portuguesa esteve na liga norte-americana. Entre 2004 e 2015, a internacional portuguesa fez grande parte da carreira desportiva na Serie A1 italiana onde se destacou pelos títulos conquistados. Terminada a carreira dentro das quatro linhas, Mery permaneceu ligada ao basquetebol, mas como treinadora. Em 2015 mudou-se para a Universidade de San Diego, onde foi treinadora-adjunta até 2019. Entre 2019 e 2022 teve o primeiro contacto com a NBA, ao integrar a equipa técnica dos Erie BayHawks / Birmingham Squadron da G League. No arranque da temporada 2023/24, a portuguesa de 48 anos mudou-se para o Canadá, desempenhando funções de técnica-adjunto nos Toronto Raptors.