Últimas Notícias
  1. Jr. NBA Global Europe Camp Championship: a participação portuguesa
  2. Jr. NBA Global Europe Camp Championship já arrancou
  3. Paulo Cunha e Susana Carvalheira marcam presença nas finais do Jr. NBA League Norte
  4. Sábado é dia de finais da Jr. NBA League Norte
  5. Oklahoma City Thunder vence em Odivelas

Embaixadores

Ticha Penicheiro

Patrícia Nunes Penicheiro, ou simplesmente “Ticha” (42 anos), é agente desportiva, depois de uma longa carreira recheada de êxitos nos Estados Unidos da América e na Europa. Ao longo de 14 temporadas na WNBA, Ticha sagrou-se campeã em 2005, pelas Sacramento Monarchs, e colecionou inúmeras distinções individuais: 4x All-Star, 2x All-WNBA First Team, All-Defensive First Team, 7x WNBA Assists leader, entre outras. Até há um ano foi a líder da história da WNBA em assistências (1121) e, em 2016, foi uma das atletas escolhidas para integrar o lote das vinte melhores atletas da WNBA nos primeiros 20 anos de existência da liga. Conta com 100 internacionalizações pelas várias seleções portuguesas, incluindo 56 pela equipa sénior.

João ‘Betinho’ Gomes

João Roberto Correia Gomes, ou “Betinho” (32 anos), nasceu em Cabo Verde, mas foi no Barreiro que começou a desenvolver o seu talento para o basquetebol. As suas exibições no Barreirense e em campus de basket europeus estiveram na origem de convites para participar em treinos em equipas da NBA como os Boston Celtics, os Portland Trailblazers e os Detroit Pistons, mas, apesar de elegível para o draft de 2007, ficou de fora da liga norte-americana. Com uma carreira que conta com passagens em Portugal e Espanha, João “Betinho” Gomes está, este ano, ao serviço do Aquila Basket Trento, da principal liga de Itália. “Betinho” tem 72 internacionalizações pela equipa das quinas, 67 das quais pela formação sénior.

Carlos Andrade

Carlos Eduardo Fernandes Vieira de Andrade (40 anos), nasceu em Cabo Verde mas foi em Portugal que começou a dar os primeiros passos na modalidade a que se tem dedicado desde sempre, o basquetebol. Depois de quatro anos ao serviço da Portugal Telecom rumou aos Estados Unidos onde se formou na Universidade de Queens (NCAA D2), regressando em 2003 a Portugal para vestir a camisola de FC Porto, Queluz e SL Benfica, último clube que representou na carreira que acabou na temporada passada. Entre os muitos títulos conquistados em Portugal, destacam-se as 107 internacionalizações ao serviço da equipa sénior e da presença no EuroBasket de 2011. Carlos Andrade conta ainda com passagens pelo Fraport Skyliners da Alemanha e pelo San Sebastián Gipuzkoa Basket Club da ACB espanhola.

Joana Fogaça

Joana Fogaça Esteves Araújo (40 anos), nasceu em Lisboa e começou a sua caminhada no basquetebol no clube que mais representou ao longo da carreira, o Sport Algés e Dafundo. Formada na Universidade de East Carolina (NCAA D1), Joana Fogaça passou pelo Sport Algés e Dafundo, Clube Natação Rio Maior, Santarém Basket Clube e também pelo Grupo Desportivo Escola Santo André. Joana Fogaça foi uma das atletas mais internacionais de sempre, contando-se um total de 111 internacionalizações, 77 das quais pela equipa sénior. Para além do percurso exemplar ao serviço da Seleção Nacional, soma ainda diversos títulos conquistados no basquetebol nacional.

Nuno Marçal

Nuno Ricardo Oliveira Marçal (42 anos), natural de Campanhã, no Porto, é uma das referências da modalidade em Portugal depois de uma longa carreira ao serviço do basquetebol que apenas terminou na temporada passada. Formado no FC Porto, clube que representou durante mais de 15 anos, Nuno Marçal teve ainda passagens pelo basquetebol espanhol, ao serviço do Fuenlabrada, CB Murcia e Recreativo de Huelva. Em Portugal, para além do FC Porto, representou a UD Oliveirense e o Maia Basket. Com um total de 91 internacionalizações, 80 das quais ao serviço da equipa sénior, Nuno Marçal é um dos ex-atletas mais titulados de sempre do panorama basquetebolístico nacional.

Ana Oliveira

Ana Luisa Brandaia Oliveira (35 anos), nasceu no Eixo, em Aveiro, e começou o seu percurso no basquetebol ao serviço do CENAP (Centro Atlético Povoa Pacence). Mais tarde ingressou na Universidade do Texas San Antonio regressando a Portugal depois de concluída a sua formação universitária. Em Portugal, para além das passagens pelo Sport Algés e Dafundo, clube pelo qual se sagrou campeã nacional, vestiu ainda a camisola do Clube do Povo de Esgueira, Boa Viajem, AD Vagos, Vitória Sport Clube (clube ajudou a subir à Liga Feminina de Basquetebol), sendo que atualmente representa o CPN. Ao serviço da equipa das quinas soma ainda 60 internacionalizações, 46 das quais ao serviço da equipa sénior, sendo atualmente uma das maiores referências do basquetebol feminino em Portugal.