A menos de 48 horas do arranque da Jr. NBA League Norte, marco determinante da expansão do projeto Jr. NBA em Portugal, falamos com uma das novas embaixadoras da competição, Ana Oliveira, que assumiu de imediato a importância de iniciativas como esta para o aumento da promoção da modalidade no País, sobretudo no âmbito escolar.

O que significa para ti ser embaixadora do Jr. NBA League Norte, ainda para mais na sua primeira edição?

Desde já obrigado à Federação Portuguesa de Basquetebol por este convite. É uma honra e é com grande orgulho que faço parte deste grande evento de basquetebol. É uma excelente maneira de promover a modalidade e passar um dia em família, exercendo a prática desportiva.

O basquetebol já tem um peso grande a Norte, mas pensas que esta iniciativa poderá ser decisiva no aumento do interesse dos jovens pela modalidade?

Nunca serão demais o número de praticantes de basquetebol, e todas as iniciativas que promovam o basquetebol são bem-vindas, mais ainda uma iniciativa tão forte como esta. Penso que esta iniciativa vai ter um peso significante da promoção da modalidade nas escolas, pois infelizmente nem todas promovem o basquetebol no desporto escolar.

Que palavra queres deixar para todos os jovens participantes?

A todos os jovens participantes, desejo que aproveitem este dia para fazer novas amizades, para partilhar experiências, mas acima de tudo que se divirtam e se apaixonem por este desporto magnífico!

Que conselhos deixas a quem estar agora a iniciar-se no basquetebol?

O basquetebol é mais do que um jogo… é uma maneira de viver. A prática da modalidade vai permitir aos jovens viver uma vida saudável, vai proporcionar muitas amizades, algumas para a vida, vai ensinar-nos a trabalhar em equipa, a sermos competitivos dando sempre o melhor de nós e a aumentar a nossa auto-estima através do trabalho diário feito dentro da sala de aula, em casa e dentro do pavilhão!