É já amanhã que começa mais uma edição do Jr. NBA que tem no Draft do “Jr. NBA League Lisboa” o seu primeiro grande evento. Com mais uma grande edição em prespetiva falamos com um dos novos embaixadores do projeto em Portugal, Carlos Andrade, que espera que iniciativas como esta captem mais praticantes para a modalidade sem esquecer que o mais importante é desfrutar daquilo que o jogo tem para oferecer.

O que significa para ti ser embaixador da Jr. NBA de Lisboa, depois do sucesso da primeira edição e de teres terminado a carreira há meses?

Foi com grande satisfação que eu aceitei este convite bastante prestigiante. Já ouvi falar muito bem deste evento, apesar de não ter acompanhado muito a edição do ano passado. Mas sempre tive um feedback positivo e por isso, quando recebi a convite, aceitei logo. Estou ansioso para ver de perto como tudo funciona.

Quais são os teus principais desejos para a edição deste ano?

Espero que haja o mesmo sucesso do ano passado, pelo menos. Desejo que o número de participantes aumente também, o que seria muito importante.

Na tua opinião, qual a importância da Jr. NBA na formação dos jovens e influência numa possível carreira basquetebolística?

Penso que esta é uma mais-valia na cativação dos jovens para a prática da modalidade. Eventos deste tipo são sempre bem-vindos, ainda para mais ligados à NBA, até porque a maioria dos jovens talvez acompanhe mais a competição americana do que a nossa Liga. Por isso, estando os praticantes associados às equipas dos seus jogadores favoritos acaba por tornar este evento muito aliciante.

Que palavras queres deixar para todos os participantes? Que conselhos dás a estes jovens?

Em primeiro lugar, espero que desfrutem deste desporto, que tenham gosto em praticá-lo, é o mais importante. Depois importa que tracem objetivos, que decidam se querem abraçar uma carreira profissional ou se preferem uma vertente mais lúdica, mais tranquila. Basicamente, gozem o facto de conviverem uns com os outros, porque se trata de uma modalidade muito bonita que oferece muito mais do que a satisfação de ganhar. Trabalhem no futuro, estejam focados, porque os resultados acabarão por aparecer.