O Pavilhão Multiusos de Odivelas foi palco da final da Jr. NBA League de Lisboa. Numa tarde de competição e emoção, o Colégio Atlântico, que representou os Charlotte Hornets, saiu como vencedor!
Na data que marcou o regresso dos playoffs da Jr. NBA em formato de jornada concentrada, o que não acontecia desde 2019 fruto da situação pandémica, os jovens provenientes dos oito clubes apurados para esta fase enfrentaram-se para encontrar os campeões da Liga de Lisboa. As escolas participantes foram:
- Escola Alemã de Lisboa – New Orleans Pelicans
- AE Paço de Arcos – Portland Trail Blazers
- Escola Salesiana Lisboa – Golden State Warriors
- EA Prof. Noronha Feio – Denver Nuggets
- EB Catujal – Boston Celtics
- Santo Antonio International School – Indiana Pacers
- Colégio Atlântico – Charlotte Hornets
- EB Escultor Francisco Santos – Milwaukee Bucks
Após várias horas de competição, Portland Trail Blazers (AE Paço de Arcos) e Charlotte Hornets (Colégio Atlântico) mediram forças na final. As duas equipas lutaram pelo triunfo até aos últimos instantes, mas foi o conjunto de Charlotte que saiu vitorioso e festejou efusivamente a conquista da Liga.
Também importa salientar os Indiana Pacers (Santo Antonio International School), que terminaram em terceiro lugar após a vitória sobre os Denver Nuggets (EA Prof. Noronha Feio) no embate do terceiro e quarto lugar.
Marcaram presença neste evento o vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Miguel Pereira, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, o secretário geral da FPB, João Carvalho, o diretor da Escola Nacional de Basquetebol, Jorge Fernandes. Também esteve presente Jorge Rafael, da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, Susana Santos, vereadora da CM Odivelas, Carlos Ribeiro, Coordenador Regional, e Helena Coimbra, do Desporto Escolar de Lisboa e Vale do Tejo, e Rogério Mota, presidente da Associação de Basquetebol de Lisboa.