O Draft da Jr. NBA League Norte é já amanhã e nada melhor do que conhecermos as palavras de um dos embaixadores do projeto que junta a NBA, a Federação Portuguesa de Basquetebol e o Desporto Escolar. Falamos de Nuno Marçal, figura incontornável da modalidade que este ano apadrinha o projeto Jr. NBA, que nos contou quais as suas expetativas para esta primeira edição no Norte do País.

O que significa para ti apadrinhar a primeira edição do Jr. NBA League Norte?

É um enorme orgulho, quando recebi o convite aceitei de imediato. São eventos com esta magnitude que fazem exponenciar o basquetebol em Portugal, com possibilidade de termos um formato semelhante ao da NBA. Obviamente que a nossa experiência ajuda também a criar alguma expectativa e por isso estarei sempre disponível para ajudar.

Este evento pode ajudar a aumentar ainda mais o gosto pelo basquetebol na zona Norte, que por si já tem uma grande implementação da modalidade, principalmente através das escolas?

Sem dúvida! Quando era mais novo e havia estes eventos nas escolas, quando estava no FC Porto, fazíamos isto com enorme regularidade, a ajudar na implementação. E é aí que devemos captar novos atletas. Claro que esta iniciativa, ligada a uma competição como a NBA, é muito boa para a cativação. O norte é conhecido pelo grande número de praticantes e por isso esperamos que haja ainda um maior interesse.

És um nome que dispensa apresentações na modalidade, com uma longa e titulada carreira. Que conselhos queres deixar a todos os jovens praticantes?

Acima de tudo, para os mais jovens, há que se divertirem. Estão a fazer algo de que gostam, tal como eu, que amei praticar a modalidade durante 34 anos. Para jogar ao longo de tanto tempo temos mesmo de gostar daquilo que fazemos.