Decorreu entre 30 de abril e 4 de maio, em Rogla, na Eslovénia, o primeiro Campus Europeu da Jr. NBA. Este evento ajudou a definir os representantes (masculinos e femininos) europeus dos 17 países que estiveram presentes na Eslovénia e que vão integrar a equipa europeia que estará em Orlando, nos EUA, para disputar o Jr. NBA World Championship.

Dentro do lote de países que estiveram representados, Portugal acabou por marcar presença pela mão dos dois jovens selecionados, a Inês Machado, da Escola Básica 2,3 Conde de Oeiras (Houston Rockets), e o Tiago Filipe, do Colégio Maristas de Carcavelos (Philadelphia 76ers).

Ao longo dos sete dias do Campus, muitas foram os momentos e experiências vivenciados pelos nossos dois jovens. A experiência no Jr. NBA World Championship Eslovénia 2018 arrancou da melhor forma com uma reunião geral que serviu de mote para a apresentação das várias comitivas e dos mais de 40 atletas presentes em prova. Sempre apoiados pelo staff técnico composto por 26 treinadores, os 47 jovens começaram de imediato com os treinos, que se prolongaram durante a semana.

No terceiro dia de Campus, os trabalhos começaram pela manhã e estiveram focados no desenvolvimento do trabalho de equipa e da técnica individual. Seguiu-se, à tarde, um momento de descontração com os participantes a desfrutarem de uma descida de tobogan pelas montanhas de Rogla. Enquanto os jovens descontraíam, os treinadores das 17 comitivas participaram num pequeno draft que dividiu os participantes em seis equipas (Boston Celtics, Chicago Bulls, Golden State Warriors, LA Lakers, Miami Heat e San António Spurs) que competiram entre si durante esta semana de Jr. NBA.

O quarto dia na Eslovénia ficou marcado pela mudança das equipas técnicas, com os treinadores das comitivas a assumirem os trabalhos da manhã. Os participantes do Jr. NBA tiveram a oportunidade de fazer um treino diferente ao passarem pelas quatro estações (técnica de lançamento, defesa, técnica de finalizações e fundamentos táticos ofensivos) que foram criadas. Ao longo da tarde houve espaço para momentos lúdicos, workshop’s sobre fair-play e ainda para a tradição eslovena de se fazer uma fogueira na floresta.

No penúltimo dia, os participantes foram agraciados com a presença de algumas lendas do basquetebol europeu que também atuaram na NBA. Durante a tarde, Marko Milič (Eslovénia), Dino Rađja (Croácia) e Vladimir Radmanović (Sérvia) foram os protagonistas do Campus ao darem apoio nos exercícios de treino realizados, momento que foi sucedido de uma sessão de autógrafos.

O último dia de atividades ditou as habituais despedidas e agradecimentos com o Vice-Presidente do Basquetebol para as operações na Europa e no Médio Oriente, Neal Meyer, a destacar os valores e ideais intrínsecos à NBA. No que diz respeito à competição, os LA Lakers levaram a melhor sobre os “rivais” dos Boston Celtics. Já da parte da tarde, Vladimir Radmanović voltou a marcar presença entre os jovens, demostrando-se sempre muito disponível para ajudar e interagir em todas as atividades.

Tiago Filipe e Inês Machado, os representantes lusos no Campus Europeu Jr. NBA.

De regresso a Portugal depois de uma semana intensa, recheada de novos desafios e aprendizagens, é fulcral destacar a excelente participação da Inês Machado e do Tiago Filipe durante a sua estadia em Rogla. Durante o presente mês a NBA comunicará quem serão os 20 atletas (masculinos e femininos) e os seis treinadores escolhidos para representar a Europa no Jr. NBA World Championship que decorrerá, em Orlando, de 7 a 12 de agosto.